Máscaras do Olhar

A série fotográfica Máscaras do Olhar, criada em abril de 2020, é composta por diversos retratos de moradores do município de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo. Revela o olhar, o medo, a angústia, as incertezas, as perdas e a tristeza de cada um, desse momento histórico mundial que estamos vivendo com a pandemia.

Retrato é um gênero na pintura, ou na fotografia onde a intenção é descrever um sujeito humano, os retratos freqüentemente constituem importantes registros. O retrato pode ser definido como um modo de expressão artística que busca representar uma personalidade e não apenas uma fisionomia. O autor e artista Gordon C. Aymar afirma que “os olhos são o lugar em que se busca a informação mais completa, confiável e pertinente”. A janela da alma.

A máscara, se tornou símbolo dessa pandemia. A cada estampa se revela uma personalidade, além disso as máscaras se tornaram fonte de renda de muitas mulheres que trabalham com costura em Ilhabela, virou ato social e político e também um novo acessório do nosso cotidiano.

.